Site icon Rita Fernandes

Porto Santo, uma ilha paradisíaca portuguesa…

Porto Santo, uma ilha paradisíaca portuguesa...

Portugal é um país repleto de paisagens de perder de vista e é o destino de eleição de variados habitantes de países estrangeiros.

Porto Santo é uma ilha do arquipélago da Madeira e é o destino perfeito para os amantes de praia e para quem pretende usufruir de uns dias de descanso e lazer a pouco mais de uma hora de avião da cidade de Lisboa.

A sua posição geográfica confere-lhe um clima ameno em qualquer época do ano e a influência quente da corrente marítima do Golfo, confere à água do mar, de uma bonita cor turquesa, agradáveis temperaturas que rondam os 24ºC.

Se é praticante ou gosta de desportos naúticos, esta fantástica ilha tem recifes artificiais e uma boa visiblidade até cerca de 40 metros de profundidade, que lhe permitirão observar o fascinante mundo no fundo do mar.

A extensa praia de areia fina é conhecida desde o século XVII, pelas suas propriedades terapêuticas, nomeadamente na prevenção de doenças osteoarticulares, devido à sua composição com carbonato de cálcio sob forma de calcite.

Mas não é apenas uma praia de água azul turqueza que esta ilha tem para oferecer aos seus visitantes…

Para os Amantes de História

A Casa de Colombo: Onde este famoso navegador residiu e ainda um museu com retratos de Colombo e mapas com as rotas que percorreu.

Moinhos de Vento: Imagem típica de Porto Santo. Segundo os historiadores, a construção teve início no ano 1794, e o baixo relevo da ilha tal como os ventos tornam este local propício a este engenho.

O Farol do Ilhéu de Cima: o primeiro farol destinado às embarcações provenientes da Europa pode ser visitado.

Casas de Salão: são construções típicas caracterizadas pela cobertura em argila amarela, estão um pouco por toda a ilha.

A Gastronomia

Se Porto Santo é rico em paisagens deslumbrantes e inúmeras ofertas turísticas, a sua gastronomia acompanha esta maravilha portuguesa.

Existem variadas especialidades locais que não pode deixar de experimentar tais como: as lapas, o atum, o gaiado e o polvo.

E para sobremesa ou aperitivo: os bolos de mel, os biscoitos assados, as rosquilhas, o famoso bolo do caco e claro, as lambecas (os gelados mais conhecidos da ilha).

Esta Ilha Dourada como tradicionalmente é chamada, é um destino de sonho português que deve realmente visitar não esquecendo as normas de segurança que esta época exige.

Rita Fernandes

Exit mobile version