Scroll to top

Uma deliciosa história em Lisboa…

Uma deliciosa história em Lisboa…

No coração de Lisboa, uma história secular cruza-se com a gastronomia, originando a famosa Cervejaria Trindade, a mais antiga de Portugal.

Há 184 anos aberta ao público, a cervejaria ocupa parte do Convento da Santíssima Trindade, datado de 1294. O convento tinha como missão resgatar os cristãos que haviam sido capturados pelos mouros. A impulsionadora desta obra terá sido a Rainha Santa Isabel.

O galego Manuel Moreira Garcia funda a Fábrica de Cervejas da Trindade em 1836, e recupera parte do antigo convento, parcialmente destruído pelo terramoto de 1755.

O convento era o local onde se reuniam diariamente os clérigos e, Manuel aproveitou-o, instalando o que seria o primeiro balcão da Trindade em 1840. Contratou um antigo diretor artístico da Fábrica de Cerâmica Viúva Lamego que revestiu as paredes com painéis de azulejos com simbologia maçónica – representam de um lado as estações do ano, e do outro, vários sectores de atividade.

Os painéis de azulejos são agora, parte da decoração icónica da cervejaria.

Nos anos 40, o restaurante sofre uma remodelação à responsabilidade do arquiteto Francisco Keil do Amaral e da sua mulher Maria Keil que, conferiram ao convento secular, um toque de modernidade.

Atualmente, na fachada realçam-se os azulejos com diferentes desenhos que formam uma composição da antiga decoração do convento.

A carta é diversificada com pratos clássicos e sobremesas tradicionais. Esta é uma cervejaria, mas também uma marisqueira e são várias as opções. Encontramos um ambiente com múltiplas referências culturais e históricas, onde a comida é também ela diversificada e conventual.

Este restaurante situado na Rua Nova da Trindade, proporciona uma experiência histórica e gastronómica única que irá querer repetir.

Rita Fernandes